PSICOPEDAGOGIA


A Psicopedagogia é compreendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade. Utiliza procedimentos próprios da Psicopedagogia.
Pressupõe uma intervenção no processo de aprendizagem e na percepção de seus distúrbios.
Realiza a Terapia Psicopedagógica que consiste na reconstrução do processo de aprendizagem, visando à autonomia e o prazer de aprender do aluno.

O objetivo do Psicopedagogo é conduzir a criança, o adolescente e o adulto a ressignificar-se no processo de aprendizagem saudável.

Atuação Psicopedagógica 

  • Diagnóstico – ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem, fazendo o devido encaminhamento.
  • Terapia – Trabalho terapêutico individual para favorecer o vínculo com a aprendizagem e a organização dos processos envolvidos.
  • Orientação – Para pais, escolas e professores.