PSICOMOTRICIDADE


A Psicomotricidade tem como objeto de trabalho “o corpo” e se conceitua atualmente, como a ciência da saúde e educação que visa à representação e à expressão motora através da utilização psíquica e mental do indivíduo.

Dentro da Psicomotricidade podemos distinguir vários campos de atuação, desde uma postura para a educação psicomotora, visando o desenvolvimento integral do indivíduo nas várias etapas do crescimento, como também, uma abordagem terapêutica atuando em distúrbios de aprendizagem, síndromes e patologias em geral.

O trabalho psicomotor tem como entidade básica, “O CORPO”.

O objetivo do trabalho psicomotor consiste em um meio de ajudar a crianças a superar suas deficiências, favorecendo a evolução do seu esquema corporal, de sua organização perceptiva, da consciência do seu próprio corpo ao domínio do equilíbrio, ao controle e eficácia das diversas coordenações globais e parciais, a organização do esquema corporal e orientação no espaço e uma estruturação espaço temporal correta, buscando normalizar ou melhorar o comportamento geral, favorecendo também os aprendizados escolares.

Aspectos mal organizados ou perturbados, a nível psicomotor, refletem num plano gráfico bidimensional, desencadeando distúrbios de aprendizado como dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia.

A terapia em Psicomotricidade é voltada para crianças e adolescentes com: 

  • Dificuldades Escolares – Leitura não harmoniosa, caligrafia feia, omissão, troca e inversão de letras, dificuldades com o cálculo, raciocínio lento, falta de organização espaço temporal, etc.
  • Distúrbios Psicomotores – Falta de equilíbrio, coordenação, desorganização do esquema temporal, lateralidade, etc.
  • Dificuldades de Comportamento – Hiperatividade, hipoatividade, agressividade, falta de atenção e organização, etc.
  • Síndrome de Down – Ajuda a criança e/ou adolescente a superar suas deficiências, buscando normalizar ou melhorar o comportamento geral, propiciando um melhor desempenho escolar, social e do seu próprio “eu”.